José Bernardo de Medeiros

Deputado Provincial em seis legislaturas, a partir de 1868, o “Bispo do Seridó”, como o tratavam os jornais adversários, nasceu em 20 de agosto de 1837, na Fazenda Carnaubinha, então município de Caicó, hoje território de São João do Sabugi. Senador mais votado para a Constituinte republicana, reeleito em 1899. Como registra Câmara Cascudo, “era a alma e o cérebro do Partido Liberal... escolhia candidatos e preparava chapas”. Presidiu a Assembleia Provincial no período 1882-1884. Foi ainda sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Avô do ex-governador e senador Dinarte de Medeiros Mariz, comandou, em janeiro de 1866, o Batalhão de Voluntários do Seridó que havia embarcado para o Rio de Janeiro para participar da Guerra do Paraguai e fora dispensado pelo Governo Imperial. Eleito vice-governador, em 22 de fevereiro de 1892, pela Assembleia Legislativa, juntamente com Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, que fora confirmado no governo do Rio Grande do Norte. Faleceu em Caicó, a 15 de janeiro de 1907, em pleno mandato de senador da República. Avô materno do patrono da Assembleia Legislativa, Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros.

Back to Category

06 October 2021

2- Primeira República (1891 a 1930)