João Carlos Wanderley

1841

Depois de quatro presidentes ligados ao clero, assume o “primeiro presidente civil”, como registra Câmara Cascudo. Também foi o primeiro presidente do Parlamento a exigir da Presidência da Província e ao Inspetor da Tesouraria Provincial a obrigação de comparecerem perante a Assembleia Provincial e acompanharem as discussões da Lei do Orçamento. Deputado provincial por várias legislaturas, Deputado-Geral (1850-1852), Inspetor do Tesouro e vice-presidente da Província, foi nomeado por Carta Imperial de 10 de agosto de 1847, nomeado Presidente a 9 de agosto do mesmo ano em substituição a Casimiro José de Morais Sarmento. Era colaborador de vários jornais, alguns dos quais dirigiu. Voltou a Assu em 1867, ali criando “O Açuense”. Deixou a política na Proclamação da República. Nasceu na então Vila Nova da Princesa (Assu/RN) a 25 de julho de 1811. Faleceu em Natal a 2 de março de 1899.

Back to Category

06 October 2021

1- Período Imperial (1835 a 1889)