Jerônimo Américo Raposo da Câmara

1892 a 1894

Nasceu em Natal, a 14 de novembro de 1843, bacharel pela Faculdade do Recife, Promotor Público em Mossoró e Assu, juiz em Martins (antiga Imperatriz), Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Comarca do Trairi (sede em Nova Cruz), desembargador e primeiro presidente do Tribunal de Justiça (Superior Tribunal de Justiça, 1892). Chefe de Polícia na monarquia e no regime republicano, presidiu o Congresso Constituinte e substituiu provisoriamente Adolfo Gordo no Governo do Estado, até a nomeação de Joaquim Xavier da Silveira Júnior. Aposentou-se em 1898, por decreto do então governador Ferreira Chaves, com o apoio de Pedro Velho, juntamente com outros quatro desembargadores e cinco juízes. Ato motivado pela fundação, em 1897, do Partido Republicano Constitucional, de oposição a Pedro Velho, presidido por Jerônimo Câmara. “Um magistrado limpo, simples, honesto, austero e digno”, registra Cascudo na “Acta Diurna” que o homenageou no centenário de nascimento. Faleceu em Natal em 26 de novembro de 1920.

Back to Category

06 October 2021

2- Primeira República (1891 a 1930)